Quem sou eu

Minha foto
Não sei em que espelho deixei perdida minha face...Clarice

terça-feira, 21 de abril de 2009

Essência X Aparência

A essência é parte do carácter, da personalidade do ser humano, mas na maioria das vezes está sendo perdida. Entretanto a aparência tem significado único, o corpo em si. No contexto atual, será que o aparentar tem mais valia que o ser?
A sociedade atual não é muito diferente das passadas, em relação à beleza, só que essa possui casos alarmantes em que ocorre até morte. A busca exagerada pela perfeição, pelos padrões impostos, está destruindo o que a humanidade possui de maior valor: A PERSONALIDADE. Um exemplo é o da modelo Ana Carolina de 23 anos, que veio a falecer por causa da anorexia e bulimia, em 2007, doenças desenvolvidas por rejeição alimentar. A própria modelo era submetida a regras inalcançáveis de medidas para ser aceita no mundo da moda. Esses padrões desumanos dessa dita "sociedade" destroem as pessoas aos poucos.
Consoante o poeta Vinícius de Morais, "as feias que me desculpem, mas beleza é fundamental". Em relação ao mencionado por ele, existe hoje uma ideia complexa de que a beleza tem mais importância que o próprio ser. Denegri-se, assim a essência do indivíduo que faz cirurgias estéticas para se enquadrar nos padrões da sociedade que rotula como se fosse produtos à venda. Entretanto, a cantora e compositora Pitty canta "seja você mesmo que seja estranho, seja você mesmo que seja bizarro", a letra afirma que o medo e a insegurança fazem as pessoas desistirem de se mostrar como realmente são.
Está ocorrendo uma perda de valores; contudo, para esse quadro ser modificado, é necessário uma auto valorização, respeitar a singularidade de cada um, para que, dessa forma haja uma aceitação de todos.

3 comentários:

  1. Muito bom o texto, adorei! de fato é uma realidade infeliz, a sociedade impõe, e querendo ou não de certa forma obedecemos, tentando seguir uma forma de padrão que sabemos que muitas vezes não é nosso.

    ResponderExcluir
  2. Hum...Obrigada Lucas Souza!!É verdade, a sociedade impões que sejamos perfeitos....xerooo

    ResponderExcluir
  3. Eu sou pessimista com relação a isso. Desde que o mundo é mundo que a aparência sempre vem em primeiro lugar. A essência de um indivíduo é considerada apenas em casos raríssimos, quase inexistentes. A sociedade dita muitos pré-requisitos para que possamos ser "alguém", e isso não parece que vai mudar nunca. Infelizmente, somos os nossos próprios avós, e nossos filhos, netos e bisnetos continuarão agindo e pensando como nós mesmos pensamos. E continuarão tendo que ganhar dinheiro para sobreviver, do mesmo modo que fazemos hoje. E eu acho que ter que ganhar dinheiro até pra comer e beber água é o pior desvirtuamento da essência do ser humano já acontecida na face da Terra.

    ResponderExcluir

comentem!!